quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Melhores leituras de 2014


Depois de tanto tempo longe do blog (devido à faculdade), volto, sempre tentando permanecer após o início das aulas.
Bem, o primeiro post depois desse hiatus (e do ano!) será sobre os melhores livros de 2014! Eu li cerca de 45 livros e farei um top 5 contando sobre as minhas impressões =)




 
5- O Grande Gatsby, Scott Fitzgerald
Admito que, quando peguei esse livro pra ler, naquela vibe de ‘’ler mais clássicos’’, achei o início super monótono e chato, mas acabei insistindo.  E é óbvio que valeu muito a pena.
Do meio para o fim tudo começa a ficar mais legal e você passa a entender qual foi a do Fitzgerald ao escrevê-lo, mas o final é realmente arrebatador e impressionante.

O livro é narrado por Nick Carraway, um homem de classe média que se muda para o litoral dos EUA e vai morar justamente ao lado da mansão de Jay Gatsby. Sua prima, Daisy, também vive em Long Island com o marido, Tom Buchanan, e Nick passa a ir até sua mansão e ter contato com ela e sua família. O que ele não sabe é que Daisy é um antigo e grande amor da vida de seu vizinho, o tal misterioso Gatsby. Quando Gatsby se torna amigo de Nick, pede que ele convide Daisy à sua casa e os dois se reencontram. A partir daí, muita coisa rola, mas eu realmente não gostaria de contar mais por aqui porque pretendo fazer uma resenha detalhada (embora sem spoilers).
Devo dizer que esse início mais ‘’lento’’ do livro é devido a um fator importante para que o leitor possa ser inserido naquele momento histórico da narrativa: os anos de ouro pós Primeira Guerra Mundial que os Estados Unidos vivia. Por isso, essa parte mostra a realidade e o cotidiano da maioria dos americanos no início dos anos 20 (nesse caso, a elite).
 

4- A Senhora da Magia (da série As Brumas de Avalon), Marion Zimmer Bradley
 


Esse foi um livro que me deixou estupefata. Eu ganhei esse primeiro volume quando tinha 14 anos, mas a leitura no início é meio arrastada, monótona e eu acabei pegando outro e deixando esse para ler depois. Aos 24 anos, posso dizer que foi um dos melhores livros que já li e estou doida pra continuar a série.

O livro conta a lenda do Rei Artur por meio da visão das mulheres da história, a qual se inicia antes de Igraine, mãe de Artur, ficar grávida do menino. Como eu disse, o início é mais lento, mas logo a leitura engata (antes mesmo da página 100) e você fica curioso pra saber o que vai acontecer com a Igraine e vários personagens importantes para a série.



3- O Nome do Vento (da série As Crônicas do Matador do Rei), Patrick Rothfuss

 

Li esse livro por culpa do meu irmão (que já quis engolir o segundo volume - de quase mil páginas - logo em seguida) e eu simplesmente me apaixonei pela história do Kvothe. O início do livro também é meio lento, pois não começa com as aventuras do personagem, porém, esse início tem poucas páginas. Kvothe, aqui, é Kote, dono de uma hospedaria e um homem aparentemente comum. Quando chega um tal cronista na cidade, este desconfia de quem ele possa verdadeiramente ser e decide descobrir mais sobre as lendas que giram em torno do personagem. Por algum motivo, Kvothe decide contar sua história para o cronista e, assim, temos o início de suas aventuras (e elas são realmente muito boas).

 

O que eu achei mais interessante nessa narrativa, além do mundo diferente que o Patrick criou, é que temos um pouco de tudo. Fantasia, dor, solidão, miséria, problemas da vida, mistério (o que, aliás, permeia todo o livro). Muitas vezes, você se sente parte da história justamente porque o Kvothe é um personagem com o qual você consegue se identificar de alguma forma.

2- O Apanhador no Campo de Centeio, J.D. Salinger

Clássico que já foi considerado, em sua época, um livro sem muito valor, The Catcher in the Rye (título original) é um livro um tanto polêmico: o assassino de John Lenon, por exemplo, disse que a história o inspirou e, assim, o levou ao crime.

Quando eu li, não sabia nada disso. Pra começar, li em apenas um dia; é uma leitura engraçada (pelo menos foi pra mim) e você não consegue parar de ler justamente porque a linguagem é fluida. Porém, esse é um livro que ou você ama ou você odeia. Por exemplo, muitas pessoas detestam o personagem Holden Caulfield (protagonista), mas eu o adorei. Ele é um garoto de 16 anos que é expulso da escola... só que antes de voltar pra casa ele vai dar ‘’uma voltinha’’ em Nova York. O livro é curto, por isso, conta basicamente o que se passa com Holden em sua ida à cidade, mas o mais legal disso tudo são as constatações e reflexões do personagem acerca da vida e o seu linguajar, bem como sua rebeldia (muitos que o detestam julgam ele um rapaz um tanto infantil).

Sério, o livro é hilário e nos faz pensar em muita coisa!


1- O Iluminado, Stephen King

Wow, King, o senhor, hein hehehe

Sou suspeita pra falar: curto muito King, mas nunca tinha lido O Iluminado por motivos de ‘’não relançavam o livro’’. Então, ano passado, a Suma de Letras decidiu reeditar e eu comprei correndo (com o preço de capa mesmo). A história, todos sabem, não? Uma família composta por pais e um filho, o Danny, vão passar uma temporada no Hotel Overlook, pois seu pai será o novo zelador. O problema é que eles ficarão por lá sozinhos, em meio a uma nevasca que os impossibilita de sair do local. E, é claro, o hotel, digamos assim, é mal assombrado e o garoto, Danny, um iluminado: ele vê coisas sinistras que aconteceram naquele lugar.

O que eu mais gostei no livro (além da escrita sempre maravilhosa do King) é que o próprio hotel é um personagem... ele acaba mexendo com a família e, é claro, com o pai do Danny, Jack Torrance. E daí acontecem várias coisas assustadoras. Stephen King tem o dom de escrever terrores que mexem com o nosso psicológico e isso é o mais interessante, acreditem.

 


Apesar de isso ser praticamente impossível, tentei tirar meu coração do lugar e colocá-los em ordem de preferência (embora eu queira sempre estar modificando esta ordem rs).

8 comentários:

  1. Oi Nina!
    Em 2013, também elegi "O Grande Gatsby" como uma das minha melhores leituras do ano. Depois do livro, assisti os dois filmes (tanto o com o Robert Redford - infinitamente melhor - quanto o com o Leonardo Di Caprio) e continuo sendo arrebatada pela história. Tenho muita vontade de reler um dia desses.
    "O Apanhador no Campo de Centeio" e "O Nome do Vento" são livros que quero muito ler. "O Nome do Vento" até tenho aqui, mas estou esperando previsão de lançamento do ultimo livro da trilogia para não ler esse muito distante dos outros dois.
    "O Iluminado" é ótimo :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Quero muito ler o nome do vento, várias pessoas já me contaram que é um ótimo livro.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  3. Desses já li "As crônicas do matador do rei", "As Brumas de Avalon" e "O Apanhador no campo de centeio". Realmente são ótimos livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Td bom?

    O final do Grande Gatsby é simplesmente sensacional!! Eu não lembro de ter ficado tão empolgada com um final quanto este hehe
    As Brumas de Avalon é uma série que eu quero reler *.* ela vive me encarando da estante.
    E esse ano, espero ler também o Nome do Vento! Deve ser fantástico!

    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Nem conhecia essa edição de O Grande Gatsby. Sempre quis ler esse livro, sempre nutri curiosidade por O Apanhador no Campo de Centeio também, você só me deu mais motivos para ler ambos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari.. to louca por esse livro o iluminado. onde vc conseguiu? que bom que vc voltou aqui pro blog. Falta só voltar a fazer os videos tb. bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina!
    Estou querendo muito reler O Iluminado por 2 motivos, 1º eu o li a muitos anos atrás, e 2º quero estar com ele "fresquinho" na cabeça para começar Doutor Sono!
    Belas escolhas no seu top 5 hein, sei como é difícil escolher poucos entre tantos maravilhosos!
    Adorei o blog, já te seguia no twitter e agora já estou seguindo aqui também!

    beijos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  8. Alguns desses livros também são meus favoritos, Nina: O Grande Gatsby, O Apanhador no Campo de Centeio e As Brumas de Avalon. Ainda não li O Nome do Vento, mas já estou com ele aqui. Também não li ainda O Iluminado, acredita?
    Beijo! ^_^

    ResponderExcluir