quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Resenha: Divergente

Estou sumidíssima, mas o tempo encurtou demais com o retorno à faculdade. Enfim, estou decidida a postar com mais frequência. Ah, temos uma página lá no Facebook, na qual também pretendo postar mais. Espero que dê tudo certo ;)
Bom, a resenha de hoje é sobre um livro que amei, amei, amei, já li o segundo e aguardo ansiosamente pelo terceiro (e pelo filme no cinema também rs).


''Divergente'' se passa em Chicago, em uma sociedade futurista que se divide em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Beatrice, a protagonista, cresceu na Abnegação, mas não sente que pertence a ela. Quando completa 16 anos, idade em que todos os jovens decidem se trocarão de facção ou não,  ela se vê completamente perturbada diante de sua escolha. O que ela não espera é descobrir que é uma divergente, pois não responde às simulações dos testes de aptidão pelo qual os jovens têm de passar antes da cerimônia de escolha.


Logo no início do livro, Beatrice (depois conhecida por Tris) se questiona sobre a cerimônia e a sobre a sua própria facção. Ela não quer deixar sua família, mas também não se sente parte da Abnegação. O início do livro é muito instigante, pois toda essa história de facção é capaz de te deixar extremamente curioso pra saber mais. Inclusive, eu decidi começar a ler o livro pela internet, pois estava muito curiosa com essa questão. Desde a primeira página (juro) não consegui parar de ler e me apaixonei pela história. Tanto que li quase 100 páginas rapidamente pela tela do computador.


Particularmente, o livro me prendeu não somente por ser uma distopia, mas também pelas novidades que a todo momento aparecem. Novidades estas que te fazem ficar curioso por cada parágrafo seguinte. Eu li bem rápido, em dois dias, justamente porque tem bastante ação e pela curiosidade que as facções e seus mistérios provocam: você quer cada vez mais entender sobre cada uma delas.

Outra coisa legal do livro é que o narrador é um personagem, a própria Beatrice. Isso torna tudo mais íntimo e interessante, pois há algumas partes da história nas quais você quer muito saber como seria passar por aquilo e, de repente, é o que acontece com a Tris e você se imagina no lugar dela. Acredito que isso seja ainda mais legal nesse livro por se tratar de uma distopia. Desta forma, você fica mais próximo da história.

Bem, recomendo MUITO o livro, já li ''Insurgente'' (o segundo livro da saga) e estou aguardando o terceiro, que irá ser lançado no Brasil somente no início do ano que vem.

Autora: Veronica Roth 
                                              Editora: Rocco                                                 
    Ano de lançamento no Brasil: 2012
Páginas: 504

2 comentários:

  1. Oi, flor! Notei que o blog ainda está no comecinho, mas já vi que promete! Amei sua resenha, você destacou pontos super legais..
    Estou lendo Divergente agora, e estou amando mesmo, quero muito terminar antes do filme!
    Seguindo seu blog, queria te convidar para conhecer o meu, se gostar poderia seguir e curtir minha fan page? (aliás curtir a sua página no face também)
    Beijinhos,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii..
    Estava meio sumida...é a correria né que nos impede de vir com frequência.
    Tenho ouvido falar deste livro, mas confesso que não sei se leria, pois não combina muito com o que estou acostumada a ler.


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir